terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia 12.12.12, quase é já !


Aos interessados em participarem no 1º "Encontro de Línguas" de Aveiro, dia 12.12.12, que ainda não o fizeram, é preciso inscrever-se, para termos uma noção mais precisa das necessidades, em termos de :
- espaço
- comida e bebida
- número de grupos, níveis e línguas

http://encontrodelinguas.blogspot.pt/2012/12/inscricoes.html

Obrigado pela compreensão.


O que é que eu ganho com isso ?


Participar num "Encontro de Línguas" é benéfico para todos.


Antes de mais é para abrir o espírito à diferença, percebermos melhor o outro e sermos mais tolerantes, conhecermos algo mais sobre um país, a sua língua e cultura, a sua gente, para ficarmos mais à vontade numa língua estrangeira e com isso alargar o leque de possibilidades de comunicação com o mundo, lá fora ou cá dentro.


Agora, também poderá haver interesses mais pragmáticos, sobretudo neste mercado do trabalho tão conturbado.

Com a conjuntura actual, cada vez mais é preciso conseguir comunicar com o estrangeiro, quer seja aqui dentro no turismo virado para clientes de lá fora, quer lá fora para os que resolverem emigrar ou arranjam emprego em empresas portuguesas com actividade regular ou esporádica no estrangeiro, quer em empresas que lidam com outros países, para importação e exportação de bens e serviços.

Ter à vontade noutras línguas de que a nossa é, sem dúvida, uma vantagem competitiva na procura de emprego.


Por outro lado, também poderá haver interesses mais pragmáticos, especialmente por parte dos "tutores" de línguas, aqui voluntários mas que noutras circunstâncias são linguistas profissionais, professores de línguas e não só :

- entrar em contacto com potenciais alunos para cursos de línguas "a sério"
- ter uma oportunidade de mostrar o nosso nível de à vontade numa certa língua, o que poderá (ou não) levar potenciais novos alunos a nos escolher como professores
- entrar em contacto com potenciais colegas, também eles professores de línguas ou gerentes de escolas de línguas

Se os argumentos mais "idílicos" acima mencionados não forem suficientes para aliciar os tutores em participarem neste voluntariado, esperemos que este potencial de mercado consiga dar a motivação que faltava, para darem o seu melhor.


De qualquer das formas, é bom para todos e são todos convidados !


Apareçam !

Primeiro Encontro de Línguas em Aveiro : 12.12.12


O primeiro "Encontro de Línguas" do Núcleo de Aveiro, e um dos primeiros em Portugal, será no dia 12 de Dezembro de 2012, Quarta-Feira, entre as 18 e as 20 horas, no bar/restaurante Atrium (ao lado do pavilhão desportivo dos Galitos, de outro lado do "vale" da Forca, frente à Loja do Cidadão).

De maneira a facilitar os aspectos logísticos, por favor proceder à inscrição, pelo formulário a seguir, especificando as línguas que já sabe e as que gostava de aperfeiçoar.

O restaurante poderá proporcionar alguns salgadinhos, mas as bebidas são por conta de cada participante.

Quem tiver interesse poderá também participar no jantar, logo a seguir, aos preços sempre convidativos da ementa do Atrium, e se continuarmos com pedalada depois do jantar até poderemos ir tomar um copo algures no centro da cidade. Sugestões bem-vindas.

Apareça !!!


Inscrições

Encontro de Línguas



"Encontro de Línguas" ???
Qual é a ideia por trás dessas palavras ?

A nossa sociedade está a ficar cada vez mais cosmopolita, há cada vez mais mobilidade, gente de fora a vir viver para cá, gente de cá a ir para fora, intercâmbios culturais, viagens de estudos e de negócios, oportunidades de estudar no estrangeiro, necessidade de comunicar com estrangeiros para exportação e importação de bens e serviços...

Não há dúvida : hoje em dia, falar só a nossa língua materna torna-se um entrave sério a imensa coisa, quer seja da esfera pessoal, quer da profissional.

Seguindo a enorme procura de formação em línguas estrangeiras, também, naturalmente, acabou por aparecer uma enorme oferta no mesmo sentido. 

Mas muitas vezes frequentar um curso de línguas não chega para se aprender uma língua estrangeira. Muitas vezes o ambiente escolar em sala de aula, sobretudo se o grupo de alunos for grande demais, pode ser sentido como constrangedor para os mais tímidos, já sem falar da falta de tempo, durante uma hora de aula, para todos terem a oportunidade de pôr em prática o que aprendem, oralmente.

Ora esta série de "Encontro de Línguas", que queremos repetir com alguma regularidade ainda por definir,  visa precisamente dar a oportunidade a alunos de cursos de línguas e/ou a pessoas que simplesmente querem praticar, reavivar conhecimentos já adquiridos de uma língua estrangeira, num ambiente informal e descontraído, de preferência com um copo na mão para ajudar a libertar as línguas  :-)
E já agora, aproveitar para conhecer gente de outra língua, outro país, outra cultura, claro :-)

No modelo que queremos seguir aqui e que já tem dado provas noutros lugares do nosso Admirável Mundo), seriam feitos pequenos grupos, do número de pessoas que cabem à volta de uma mesa pequena, um por língua e nível nessa língua, nos quais haveria os interessados nessa língua e pelo menos uma pessoa bastante fluente nessa língua, voluntária para fazer de "tutor" nessa língua (nada de muito complicado, apenas servir de ponto de referência linguística e para poder tirar dúvidas), e depois conversar, conversar, conversar, de tudo e de nada, desde que seja nessa língua...

Qualquer pessoa interessada é bem-vinda, quer seja como "aprendiz", quer seja como "tutor", por isso APAREÇA !!!

Então, 

            Até breve / See you soon / À bientôt / Bis gleich / Hasta luego / ... ... ... :-)