terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Encontro de Línguas



"Encontro de Línguas" ???
Qual é a ideia por trás dessas palavras ?

A nossa sociedade está a ficar cada vez mais cosmopolita, há cada vez mais mobilidade, gente de fora a vir viver para cá, gente de cá a ir para fora, intercâmbios culturais, viagens de estudos e de negócios, oportunidades de estudar no estrangeiro, necessidade de comunicar com estrangeiros para exportação e importação de bens e serviços...

Não há dúvida : hoje em dia, falar só a nossa língua materna torna-se um entrave sério a imensa coisa, quer seja da esfera pessoal, quer da profissional.

Seguindo a enorme procura de formação em línguas estrangeiras, também, naturalmente, acabou por aparecer uma enorme oferta no mesmo sentido. 

Mas muitas vezes frequentar um curso de línguas não chega para se aprender uma língua estrangeira. Muitas vezes o ambiente escolar em sala de aula, sobretudo se o grupo de alunos for grande demais, pode ser sentido como constrangedor para os mais tímidos, já sem falar da falta de tempo, durante uma hora de aula, para todos terem a oportunidade de pôr em prática o que aprendem, oralmente.

Ora esta série de "Encontro de Línguas", que queremos repetir com alguma regularidade ainda por definir,  visa precisamente dar a oportunidade a alunos de cursos de línguas e/ou a pessoas que simplesmente querem praticar, reavivar conhecimentos já adquiridos de uma língua estrangeira, num ambiente informal e descontraído, de preferência com um copo na mão para ajudar a libertar as línguas  :-)
E já agora, aproveitar para conhecer gente de outra língua, outro país, outra cultura, claro :-)

No modelo que queremos seguir aqui e que já tem dado provas noutros lugares do nosso Admirável Mundo), seriam feitos pequenos grupos, do número de pessoas que cabem à volta de uma mesa pequena, um por língua e nível nessa língua, nos quais haveria os interessados nessa língua e pelo menos uma pessoa bastante fluente nessa língua, voluntária para fazer de "tutor" nessa língua (nada de muito complicado, apenas servir de ponto de referência linguística e para poder tirar dúvidas), e depois conversar, conversar, conversar, de tudo e de nada, desde que seja nessa língua...

Qualquer pessoa interessada é bem-vinda, quer seja como "aprendiz", quer seja como "tutor", por isso APAREÇA !!!

Então, 

            Até breve / See you soon / À bientôt / Bis gleich / Hasta luego / ... ... ... :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário